Buscar
  • Cristina Carvalho Tomasi

GESTAÇÃO :LIÇÃO DE CONSCIÊNCIA E RESPEITO COM A VIDA !

Atualizado: 30 de Set de 2019

Gestação é um momento único na vida de uma mulher, mas muitas vezes pode chegar a momentos que a mulher ainda é muito jovem. Chamada de gestação precoce .Adolescentes estão representando 20 a 30% da população mundial, sendo que no Brasil estima-se que essa proporção seja de 25% gravidez na adolescência é um problema de saúde mundial, nos países em desenvolvimento e, de acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), condição que eleva a prevalência de complicações maternas e fetais, além de agravar problemas socioeconômicos. A assistência pré-natal vem minimizar os riscos obstétricos, principalmente se as condições psicossociais são abordadas, nas adolescentes maiores de 15 anos atualmente. Há estudos demonstrando que algumas complicações, tais como o aumento do número de partos por cesariana e hemorragia pós-parto foram menos prevalentes no grupo de mães adolescentes. Pinto e Bahamondes (2005) mencionam que a gestação em mulheres com mais de 35 anos tem aumentado de forma significativa , ocorrendo principalmente nos países industrializados.

Relatos em 2006 do DATASUS demostram um aumento de 7,9 para 9,6% de gestações neste período da vida.

As mulheres que engravidam mais tardiamente, em grande parte dos casos, apresentam ótimo estado de saúde, gestações planejadas e desejadas, muitas vezes de reprodução assistida, não raro pela redução de fertilidade que a idade representa, segundo Silva e Surtia (2005).

Por muitas vezes adiar a maternidade é uma consequência das mudanças do contexto social, econômico e cultural e dos novos papéis que a mulher vem assumindo. Com essa alteração a bivalência entre gestar ou não gestar, gestar e quando gestar. EXEMPLO: Ter um bebê tardiamente é uma possibilidade cada vez mais plausível e que pode trazer benefícios para ambos, mãe e bebê (Lopes et al., 2014). Vale ressaltar que a decisão de ter filhos é tomada mediante múltiplas representações experiências pelas mulheres nas suas vivências relacionais.

O que se pretende que sendo gestão precoce ou tardia seja consciente de que se gera uma vida que se expira cuidados, carinho e muito amor.

Autora:Cristina Carvalho Tomasi.

5 visualizações

Educação, Diversidade e Novas Tecnologias